top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritordenizepaixaoborges

A História do Linho e o Misticismo no mundo antigo


Linho: por que o tecido mais antigo do mundo é incrível?


O linho remete desde a antiguidade, à pureza e à luz.


O Linho na Bíblia


"O Novo Testamento afirma ainda que os sete anjos que seguravam as mãos no passado e no futuro da humanidade usavam linho puro e branco, e no Livro das Revelações, os escolhidos para a vida eterna e a felicidade serão adornados "


O Tabernáculo, o local de culto mais sagrado para os israelitas, era adornado com cortinas feitas de linho.


Também acredita-se que Jesus Cristo foi sepultado em uma peça de linho, até hoje conservada – o Sudário de Turim, ou o Santo Sudário – o tecido apresenta a imagem de um homem de 1,83m de alturaque parece ter sido crucificado, com feridas consistentes com as que Jesus sofreu antes de sua crucificação no relato bíblico.


As primeiras referências a um possível sudário surgem na própria Bíblia. O Evangelho de Mateus (27:59) traz que José de Arimateia envolveu o corpo de Jesus Cristo com “um pano de linho limpo” e João (19:38-40) também descreve o evento, relatando que os apóstolos Pedro e João, ao visitar o túmulo de Jesus após a ressurreição, encontraram os lençóis dobrados.


O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.


O Linho foi muito utilizado pelos egípcios e também possivelmente foi usado no sepultamento de Jesus .


Linho: história e significado


Hulda, a Deusa da Tecelagem

O pano de linho feito de planta de linho era uma coisa cara para comprar. Tecido de linho foi considerado o símbolo da luz, pureza, beleza e abundância de riqueza. Na mitologia teutônica européia, a planta de linho era associada a Hulda, a Deusa da Tecelagem, que é considerada a primeira a ensinar aos humanos como cultivar, girar e tecer a planta de linho em tecido de linho.

Nos tempos medievais, o tecido e as fibras feitas de linho eram usados ​​para uma grande variedade de propósitos: roupas, sacos, lençóis, velas, redes de pesca, corda forte, cordas para laços, bolsas e bolsas eram feitos, entre outras coisas.


No Brasil, na década de 80, o puro linho Braspérola

Ganhou novas tramas, cores e estampas.


No mundo antigo

Também se acreditava amplamente que as flores de linho tinham poderes de proteção e poderiam se proteger contra magia negra e feitiçaria.


Tecido de linho medieval

Durante o século XIX, foi utilizado para a confecção de roupas íntimas e só a partir do século XX, tornou-se popular para blusas, paletós, saias, calças e outras peças do vestuário.


A Simbologia do Linho


Segundo o livro O Gato – Um conto da redenção feminina de Marie-Louise von Franz “o linho é uma fibra vegetal pura e por isso era usado como tecido para as vestes dos sacerdotes e dos mágicos na antiguidade. Era também usado nas cortes germânicas por exemplo na Noruega e nos países gaélicos, como substância apotropaica.


Dizia-se que os espíritos, especialmente os da água, lavavam e alvejavam o linho.


“Muito frequentemente, o linho é símbolo de uma nuvem de luz que também revela uma qualidade espiritual. O linho tem poder de cura, por exemplo na Irlanda, onde remédios específicos devem ser envolvidos em linho puro antes de ser usados,além de curas não mencionadas aqui no texto.

Gratidão


Página do Facebook: Márcia Maria Matos

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page