top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritordenizepaixaoborges

Após reunião com Lula, Mendes avalia como louvável abertura de diálogo com governadores


O governador Mauro Mendes (União), depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta sexta-feira (27), em Brasília, avaliou como louvável a postura do chefe do Executivo em abrir esse diálogo, que teve ainda os demais 26 governadores. Em entrevista à CNN Brasil, Mendes disse ainda que é necessário criar uma agenda em prol do país.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui)


“Nós temos que reconhecer como louvável essa posição do presidente Lula em chamar os governadores para o diálogo. Cada um de nós, os 27 governadores, temos o dever institucional de cuidar da população que vive em nossos estados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a grande responsabilidade de cuidar da população brasileira. O respeito à democracia é muito importante. Cada um tem o seu papel e tem que cumprir o seu papel, não só nós, do Executivo, mas cada um dos entes dos Poderes, Legislativo e Judiciário. Todos nós temos que nos atentar para cumprir melhor o nosso papel”, disse.

Mendes comentou ainda que espera que essa seja a primeira de muitas reuniões. “Quando ele nos chama e nos coloca em uma mesa, abre um diálogo, isso é positivo, é louvável, e eu disse lá e repito aqui, que isso deve ser uma prática continuada, e todos nós devemos nos esforçar para construir uma agenda em prol do país e da nação brasileira”, pontuou.

Sobre a pauta da reunião, Mendes apresentou projetos em comum para a Região Centro-Oeste, em que foi eleito recentemente como presidente do Consórcio Brasil Central. “Eu falei sobre os projetos em comum dos estados do Centro-Oeste, de projetos regionais. Nós apresentamos algumas propostas. O ministro Alexandre Padilha pediu para que todos nós pudéssemos apresentar os projetos a ele e assim organizar uma agenda de projetos estruturantes, não só regionais, mas estaduais”.

O governador de Mato Grosso pontuou que o Brasil precisa resolver alguns entraves burocráticos, como dar agilidade ao licenciamento ambiental, que conforme Mendes é muito lento.

“Nós sabemos que o Brasil não tem muito dinheiro hoje para sair fazendo grandes obras estruturantes em todo o país, mas que poderia ser feito uma agenda que não dependa de investimento público. Que é uma agenda de obras, projetos e ações, que depende muito mais de vontade, de marcos regulatórios, com concessões. O licenciamento ambiental é muito lento e se formos competentes para destravar essa agenda, o mercado, a iniciativa privada tem apetite para investir em centenas de projetos em todo o país”, disse.

Veja a íntegra da entrevista:


Fonte: www.hnt.com.br

0 comentário

Comments


bottom of page