top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Brasil terá onda de calor de até 45º e risco a vída, Nova Maringá detém o récord nacional com 44,8ºC

Onda de calor que foge ao normal atingirá grande parte do país com marcas extremas e possivelmente recordes em alguns estados.


A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de calor intenso para todas as regiões do país. Cuiabá, que já registrava altas temperaturas, deve enfrentar uma onda de calor extremo e termômetros que podem ultrapassar 45°C.


A forte onde de calor deve elevar ainda mais as temperaturas no restante do Estado nos próximos dias. De acordo com a MetSul, Cuiabá pode ter temperatura de até 47°C a partir de domingo (24).


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui).


Conforme a previsão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul serão os estados mais atingidos pela onda de calor intenso. A empresa prevê para hoje em Cuiabá é a mínima de 27°C e máxima de 43°C. Para amanhã, mínima de 26°C e máxima de 44°C.


Os termômetros esquentam ainda mais a partir de quarta-feira (20), com máxima de até 46°C. Para quinta e sexta, os termômetros devem marcar 45°C, de acordo com a MetSul. No sábado (23), os cuiabanos podem enfrentar até 46° C.


A empresa alerta que o pico de calor intenso deve se dar entre o fim de semana e o começo da semana que vem. Em Cuiabá, o domingo pode registrar até 47°C. A mínima é de 29°C. “Uma bolha de calor ocorre em áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e tem ar descendente. Isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar”, informou a MetSul.

Também devem ser tomados pelo calor extremo os seguintes estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí.


Neste período de seca e altas temperaturas que potencializam o risco de incêndios, é preciso cuidado com a saúde para evitar exaustão, agravamento de doenças crônicas e desidratação. Especialistas recomendam a ingestão de líquidos com frequência, evitar exposição ao sol, umidificação dos ambientes, alimentação leve e que sejam evitadas atividades físicas ao ar livre.


Fonte: lapadalapada.com.br


0 comentário

Σχόλια


bottom of page