top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Corredor polar se abre com ar gelado previsto para a virada do mês

Junho vai terminar e julho vai começar com muito frio no Sul do Brasil com uma massa de ar frio de origem polar de trajetória continental que vai avançar pelo interior da América do Sul e derrubará a temperatura ainda em parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, chegando até mesmo a pontos do Norte (friagem).

O frio rigoroso de inverno ocorrerá na sequência de semanas de temperatura acima a muito acima da média no Centro-Sul do Brasil com marcas excepcionalmente altas para esta época do ano. Porto Alegre teve o seu dia mais quente de junho em 114 anos de medições.

No restante de junho, as noites foram predominantemente de temperatura mínima superior à climatologia de junho. Uma das causas – porém não a única – para o junho de temperatura muito acima da média no Centro-Sul do Brasil foi o comportamento da chamada Oscilação Antártica (AAO) que esteve negativa no começo do mês, coincidindo com os dias frios do início de junho, e depois deu um grande salto para valores positivos.

Continua depois da publicidade


Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Cc6cHsCc0klH9bCiS5Dlyc


Assim, nos próximos 10 a 15 dias o cenário será mais favorável ao ingresso de ar polar com altíssima frequência de dias de temperatura baixa e com formação de geada no Sul do Brasil. Alguns dias, como devem ser os deste fim de semana e o começo da segunda, tendem a ser gelados.


0 comentário

Comments


bottom of page