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  • Foto do escritorjjbraganeto

De chuveiro quente ao aeroporto: as criações de Santos Dumont além do avião


Se o pai Henrique tinha os pés firmes nos trilhos que ajudaria a construir a Ferrovia Dom Pedro II, em Minas Gerais, o filho Alberto tinha a cabeça nas alturas.

Em comemoração aos 150 anos de nascimento do "pai da aviação" (chorem, irmãos Wright), Nossa relembra alguma das invenções que saíram da cabeça geniosa (e estudiosa) de Alberto Santos Dumont.


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Ou você estava achando que Petit Santôs, como o aeronauta ficou conhecido na França, se contentou apenas em criar uma engenhoca mais pesada que o ar?

De hangar a relógio de pulso; da criação do termo 'aeroporto' a motor portátil para alpinistas, tudo foram invenções desse fã da literatura fantasiosa de Júlio Verne, "vidente da locomoção aérea e submarina", como o brasileiro descreveu o autor de "Viagem ao Centro da Terra" e de "A Volta ao Mundo em 80 Dias".

Dinheiro e patentes não eram preocupações, por isso, esse inventor brasileiro era conhecido por divulgar publicamente seus projetos e por nunca ter patenteado suas invenções.

Santos Dumont fez seu primeiro voo de sucesso em um balão, em 19 de outubro de 1901

Há mais de um século, Dumont já era 'creative commons' e suas invenções, um código aberto. Seu 'Demoiselle', o pequeno avião que mais parecia um triciclo de asas, por exemplo, teve seus dados técnicos publicados em jornais da Europa, EUA e Argentina.

Confira invenções curiosas desse mineiro de Palmira, município conhecido hoje como Santos Dumont, a pouco mais de 200 quilômetros de Belo Horizonte.


O menor balão do mundo


Aos 25 anos de idade, Dumont estreava no mundo das invenções com seu balão-livre 'Brasil', a única a receber nome no lugar de números.

Balão 'Brasil', primeiro criado por Santos Dumont

Embora balões tripulados já não fossem novidades há mais de um século, Dumont inovou trocando a seda chinesa por um modelo japonês mais leve e resistente.

De acordo com o pesquisador Fernando Hippólyto da Costa, autor de 'Alberto Santos Dumont: o Pai da Aviação' (ed. ADLER), o mineiro carregava o balão dentro de uma male-ta por conta das "proporções diminutas e de pouco peso".

Numa época em que balões tinham entre 500 e 2 mil m³, a invenção de Dumont surgiu com discretos 113 m³ de dimensão.


1º hangar do mundo


Para que serviria dominar os céus se não tinha onde guardar suas próprias invenções?

Dumont é conhecido como o criador da "garagem aérea" para evitar assim os altos gastos com hidrogênio de seus balões, que precisavam ser esvaziados após cada voo, e para que o brasileiro pudesse decolar quando bem entendesse.


Santos Dumont regressando ao hangar de Saint Cloud

Em junho de 1900, Dumont concluía a construção do primeiro hangar do mundo, um galpão de madeira com 30 metros de comprimento, 11 metros de altura e 7 metros de largura na base, em St. Cloud, em Paris.

Em 1902 e 1903, Mônaco e a francesa Neuilly veriam Dumont erguer outros dois hangares, com portas rolantes e até 15 metros de altura.


O brasileiro mais alto que as nuvens


Sem dúvida, o 14-Bis é a invenção mais conhecida de Santos Dumont.

Foi com esse avião com 12 metros de envergadura e em forma de T que, em 23 de outubro de 1906, Dumont paralisou milhares de pessoas no Campo de Bagatelle, em Paris, ao realizar um sobrevoo de 60 metros de distância, a dois metros do chão.

Mas de que adiantava ter aviões se não tinha lugar para pousar?

Balão dirigível Nº 6 de Santos Dumont

E lá vem Petit Santôs com mais uma das dele.

Segundo o pesquisador Alcy Cheuiche, biógrafo do aviador, foi num encontro entre Dumont e Thomas Edison, em Nova Jersey (EUA), em 1902, que o brasileiro teria criado a palavra 'aeroporto', jurando que esse tipo de serviço estaria disponível em todo o mundo e que, "sem dúvida, o maior deles seria o de Nova York".


Ônibus voador


Dirigível Nº 10, o "Ônibus Voador"

Com mais de dois mil metros cúbicos, o balão Nº 10 é considerado o maior de seus dirigíveis.

Essa criação de 1903 ganhou esse apelido por conta da possibilidade de transportar até 12 passageiros, que ficavam em cestas abaixo do piloto e do motor.


O avô do hidroavião


Em 1907, Dumont desenvolveu aquele que seria o primórdio do hidroavião, o Nº 18.

O Nº 18 é conhecido como o primórdio do hidroavião

Equipado com um motor de 100 cavalos, seu novo brinquedinho era equipado com "asas e lemes submersos" que permitiam "voar" nas águas do Rio Sena, em Paris.


Para subir, Dumont ajuda


Uma de suas invenções mais inusitadas é esse esqui mecânico que funcionava com uma mochila nas costas de montanhistas.

Esqui mecânico criado por Santos Dumont

A engenhoca era equipada com uma hélice e um motor portátil de 1/2 HP de potência, usada sobretudo por esquiadores em ascensões de montanhas nevadas.

Outra criação de Dumont que nunca mais se ouviria falar foi o arpão com boias de borracha que servia como catapulta para salvamento de afogados em


catapulta salva-vidas em 1929

Chuveiro de água quente

Chuveiro de água quente criado por Santos Dumont

Foi na "A Encantada", sua casa de verão em Petrópolis (RJ), que Dumont desenvolveu a versão brasileira do chuveiro de água quente.

A invenção tinha aquecimento a álcool e contava com um balde dividido ao meio, com saída para água fria e quente, e duas correntes de temperatura.


Relógio de pulso


Como chegou a ser publicado em um jornal do Reino Unido, "em 1904, havia apenas um relógio de pulso em todo o mundo". E adivinha quem era o dono?

Sempre atento aos comandos de voo, Dumont se incomodava com a perda de tempo e atenção na hora de consultar seu relógio de bolso e, em certa ocasião, sugeriu ao amigo Louis Cartier "um relógio que pudesse ficar preso no pulso".


Voilà, surgia o relógio de pulso masculino

A criação mais conhecida, o avião 14-Bis

Fonte: uol.com.br

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