top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Eu venci a Lepra!

Em 1988 descobri que estava com Hanseniase, foi um choque.


Na época ainda era conhecida como Lepra e essa palavra assustava muito.


Mayra minha filha estava com um aninho, o medo de morrer e deixa-la desamparada, o medo do estigma que essa doença causava, o medo de ser transmissor e contagiar minha esposa, minha filha era terrível.


Era uma doença com milhares de anos e que somente Jesus Cristo havia curado (Mateus 8, 1-4), quem se descobria com ela era isolado em leprosarios a espera da morte e por isso descobrir-me com ela em 1988 fez meu mundo estremecer.


Fazia ja algum tempo que cientistas entre eles o Dr Hansen tinham descoberto a cura, acho que por isso o nome antigo da doença mudou de Lepra, para Hanseniase.


1988 eram tempos de poucos canais de informações e, pior que isso, nenhum desses poucos canais fazia campanha pro combate à Lepra.


Eu estava em Nova Maringa, na epoca sertão do Mato Grosso, não sabia o quanto essa doença era comum aqui, e tampouco que ela tinha cura.


Foi mais difícil me acalmar, do que o próprio tratamento feito na época com Dapsona, Rifampicina e Sulfato Ferroso.


Eu estava em minha primeira campanha eleitoral, concorria a uma cadeira na Câmara de São José do Rio Claro e, enquanto fazia campanha tomava os medicamentos da Hanseniase em alta dosagem, ao mesmo tempo em que tratava de uma Leishmaniose, foram tempos difíceis mas fui eleito.


A partir daí, assumi no Distrito a responsabilidade de ajudar a descobrir outros portadores da Hanseniase e para mostrar que era algo natural eu divulgava ser um dos portadores, que estava em tratamento e que havia cura; pois a falta de informação foi a pior parte pra mim.


Hoje, ja se passaram 35 anos; Mayra, a bebezinha que eu tinha medo de contaminar, ja é mãe, me deu um neto e ele já é um homenzinho.


Depois dessa campanha com Hanseniase, ja houveram Malarias, Leishmaniose, acidentes fatais, AVC e disputei varias eleições, venci 04 e perdi 02.


Mas a minha maior vitória foi vencer a Hanseniase num tempo em que não sabia que ela tinha cura.


Infelizmente ainda hoje, tres décadas e meia depois, leio que o Estado de Mato Grosso ainda ocupa ha 14 anos o 1° lugar em casos de hanseniase.


Vá a um Posto de Saúde, se informe, descubra se vc tem, faça o teste em família, é fácil vencer a Hanseniase, basta descobrir se tem ela.


Joao Braga Neto

3x Prefeito de Nova Maringa-MT, depois de vencer a Hanseniase, hoje é jornalista.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui)

0 comentário

Comments


bottom of page