top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Filhote de anta é resgatado próximo a colheitadeira em plantação de milho em MT

Segundo o corpo de bombeiros, o filhote deve permanecer sob cuidados das equipes já que está em fase de amamentação.


Um filhote de anta foi resgatado perdido em uma plantação de milho no município de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, nesta terça-feira (18). Um vídeo mostra o filhote calmo, resgatado em um carro. (Veja acima)


A anta é o maior mamífero herbívoro do Brasil. O filhote nasce listrado para se camuflar, acompanhando a mãe o tempo todo durante 18 meses a 2 anos.


O seu Dionísio Bonademan, que trabalha como colhedor de milho, percebeu que o animal se aproximava da colheitadeira, equipamento agrícola destinado à colheita de lavouras, e resolveu resgatar o filhote.

“Ela tá perdida! Se aproximou da colheitadeira e daí eu peguei para não deixar ela morrer”, disse.


O colhedor colocou o filhote no carro e levou até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que o orientaram para que levasse o animal até o corpo de bombeiros do município, em que as equipes estão acostumadas com o resgate de animais silvestres.

Ao g1, o corpo de bombeiros do município disse que o filhote permanece sob cuidados das equipes já que está em fase de amamentação e as equipes procuram por um local ideal para o animal.


Conhecida como a jardineira da floresta, a anta derruba sementes por onde anda, ajudando no crescimento e desenvolvimento da diversidade de plantas.


Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Cc6cHsCc0klH9bCiS5Dlyc

De acordo com o Centro de pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a perda, fragmentação de habitat, atropelamentos e caça estão entre as principais causas para as ameaças sofridas pela espécie, caracterizada como vulnerável na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Ainda conforme as informações do centro, a anta está contemplada no Plano de Ação Nacional dos Ungulados.


Fonte g1

0 comentário

Comentários


bottom of page