top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Governo determina ‘força total’ no combate ao incêndio que consome Pantanal

Incêndio na região conhecida por concentrar o maior número de onças-pintadas do Brasil havia sido contido no dia 31 de outubro, um mês depois de seu início.


O governador de Mato Grosso em exercício, Otaviano Pivetta, determinou, nesta quinta-feira (9), o reforço nas ações de combate ao incêndio florestal que consome o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado no Pantanal mato-grossense, em Poconé (104 km de Cuiabá). A região é conhecida por concentrar o maior número de onças-pintadas de todo o Brasil.

"Determinei que o Corpo de Bombeiros atue com força total para extinguir, o mais breve possível, o incêndio que atinge o nosso Parque Encontro das Águas. Temos militares altamente capacitados e muito bem equipados, munidos de tecnologia de ponta, que permite o acompanhamento da situação em tempo real e que, com certeza, darão uma resposta eficiente aos incêndios na região", disparou o Pivetta.

Conforme noticiado anteriormente pela reportagem, o fogo foi considerado extinto no dia 31 de outubro, mas houve reignição na última terça-feira.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui).


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI


Militares do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil do Estado já estão na região com aeronaves, além de viaturas e embarcações.

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires, a reignição do incêndio foi detectada por equipes que já estavam na região do Corixo Negro, realizando prevenção ativa, além de dezenas de militares que faziam fiscalização em todo o Pantanal.

"A reignição do incêndio ocorreu em razão da elevada temperatura e fortes rajadas de vento no local. Assim que houve a detecção, demos início às ações e outras equipes foram enviadas para reforçar o combate às chamas", afirmou.

Durante os períodos mais críticos do incêndio, o fogo chegou a ficar a quatro quilômetros do maior refúgio de onças-pintadas da região. Registros fotográficos demonstraram o sofrimento de fauna e flora locais. A situação também mobilizou Organizações Não Governamentais (ONGs) em ações de resgates aos animais queimados.

O início do fogo na região foi registrado em 3 de outubro. Na ocasião, duas equipes se deslocaram até a área na tentativa de extinguir as chamas. Já no dia 9 de outubro, seis dias depois do início das chamas, os bombeiros informaram, por meio de nota, que o fogo se encontrava "sob controle". Segundo a corporação, ao menos cinco equipes atuaram no local para garantir que as chamas não voltassem a se alastrar. Apesar disso, o fogo devastou a região durante um mês.


ÁREA É CENÁRIO DE DOCUMENTÁRIO

Segundo apurado pela reportagem, com cerca de 10 km de linha de fogo, o incêndio ocorre no Distrito de Porto Jofre, área recentemente visitada pelo governador Mauro Mendes, durante encontro com o cineasta francês Emmanuel Priol, diretor do documentário que será financiado pelo Estado e que visa registrar a rotina das onças-pintadas na região.

O filme em questão, denominado ‘Duas Irmãs – A Marcha das Onças-pintadas’, conta com o apoio do governo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e busca registrar a rotina de Jaju e Âmbar, duas onças de 8 anos que vivem no Pantanal mato-grossense, local considerado o de maior concentração de onças do mundo.

De acordo com o próprio cineasta, o filme busca retratar a preservação ambiental e as belezas do Pantanal.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page