top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Janaína descarta cassação de Cattani e estuda "medida pedagógica"

Membros da Comissão de Ética também estão abertos a aceitar uma proposta de Cattani para a 'punição'.


Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso

A presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), disse que algumas formas de penalizar o deputado Gilberto Cattani (PL) por suas falas misóginas estão sendo estudadas pelos membros da comissão. No entanto, a cassação do mandato está descartada.

De acordo com a emedebista, a cassação de Cattani seria uma medida muito excepcional. Ela avalia que alguma medida deve ser tomada de forma pedagógica.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui).


"Eu me reuni com algumas mulheres, falei que é muito difícil ocorrer uma cassação. Elas concordaram que é uma medida realmente, assim, muito excepcional. Mas, concordamos também que deve haver alguma ação a ser tomada com a comissão. E aí, como eu disse, agora a gente vai discutir dentro da comissão, né, algumas hipóteses. A gente já tem algumas que nós estamos levantando, que a gente quer levar pra dentro da comissão. E aí o entendimento da maioria. Agora vai haver, sim”, disse Janaína, em entrevista à imprensa nesta terça-feira, 13 de junho, sem especificar quais medidas estão sendo discutidas.

Janaina comentou que os membros da comissão podem aceitar uma proposta por parte de Cattani contra a penalidade que será proposta. Porém, Janaína ressaltou que um simples pedido de desculpas não vai ser aceito.

“Não vamos aceitar hoje somente um pedido de desculpas. Isso servia lá, quando o vídeo saiu. Depois a repercussão foi muito negativa. Eu entendo, pelo menos eu, como presidente, entendo que passou-se o tempo pra ir exclusivamente a esse pedido de desculpa. […]. Mas, algo pedagógico, para que os deputados entendam que falas como essa não serão aceitas pela Casa, precisa ter também. Por isso, que a gente tem falado: olha, algo que seja equilibrado”, defendeu.


REPRESENTAÇÃO

Presidente em exercício da Assembleia Legislativa, a deputada Janaina Riva foi quem determinou a instalação da Comissão de Ética da Casa, para analisar requerimento de investigação e afastamento contra o deputado estadual Gilberto Cattani.

O requerimento foi apresentado pela presidente da Comissão da Mulher da OAB, Glaucia Amaral, e da defensora pública-geral, Maria Luziane, pedindo a abertura de um procedimento ético contra Cattani por quebra de decoro parlamentar. Elas pedem que seja investigada possível prática, por parte do parlamentar, de discriminação contra mulheres e/ou desobediência aos deveres previstos na Constituição do Estado.

Além do Legislativo, o deputado enfrenta também um procedimento investigativo no Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).


Fonte: estadaomatogrosso.com.br

0 comentário

コメント


bottom of page