top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Morador registra imagens da seca no rio Bento Gomes e culpa garimpeiros

Prefeitura cita estiagem severa como causa, mas morador culpa ação de garimpeiros.


Morador da região do município de Poconé registrou imagens do Rio Bento Gomes, um dos mais importantes da região, praticamente seco. A situação preocupa moradores que dependem das águas do rio para consumo diário.

O município de Poconé possui pouco mais de 31 mil habitantes, de acordo com o IBGE, e é a porta de entrada para o Pantanal mato-grossense. O Rio Bento Gomes contribui diretamente para a formação da área úmida pantaneira, abastece a maior parte da área urbana do município e é palco de atividades turísticas que movimentam a economia local.

No vídeo, o morador responsabiliza os garimpeiros da região pela falta de água no rio e cita que, em 17 anos, nunca presenciou tamanha seca. “Há dezessete anos que moro nesta região e nunca vi, na minha vida, o Rio Bento Gomes nessa situação”, menciona.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui).


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI


Segundo a secretária de Meio Ambiente de Poconé, Daniele Assis, a especulação de que a seca no Bento Gomes seja motivada pela ação de garimpeiros é antiga e foi investigada em 2021, após uma denúncia. A prefeitura e o CIOPAer fizeram sobrevoo na área, além de uma averiguação in loco, e não identificaram nenhum desvio do curso do rio na época. Ela diz que a seca já é esperada no período de estiagem severa e foi agravada este ano pelo fenômeno El Ninõ.

A secretária ainda declara que para que o rio volte a ter águas correntes é preciso muita chuva, pois, segundo ela, as recentes chuvas ainda não foram suficientes para mudar o quadro de seca, mas que a prefeitura conta com poços para reforçar o abastecimento da região até que o rio volte ao normal.


Fonte: midiajur.com.br

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page