top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritordenizepaixaoborges

Morre parte da história de Nova Maringa, seu mais antigo patriarca. PEDRO TRIZOTE

Nascido 29/12/1933 em Cruzmaltina PR, região de Faxinal; aos 12 anos de idade Pedro saiu para trabalhar em uma serraria em Lagoa Bonita, emprego onde permaneceu

por 15 anos, quando o deixou para ir trabalhar tambem em outra serraria, dessa vez na cidade de Maringa PR, local onde teve o seu primeiro filho, Joel Bino, (Joel da Quitanda).


De Maringá se mudou para Corumbatai do Sul, tambem no Paraná, novamente sendo pioneiro, tendo chegado na leva primeira, junto com os agrimessores que foram cortar a área; Seu Pedro já estava levando as maquinas para montar a primeira serraria do povoado e inciando uma nova cidade.


Em setembro de 1979 depois de ter iniciado outras cidades, veio com a familia ajudar iniciar o povoado que seria denominado Nova Maringá, sendo a segunda familia a chegar em nosso, hoje, Municipio.


Aqui nas nossas matas de novo Pedro Trizote, agora com o filho Joelzinho, montou a primeira Serraria, (a que hoje é do Clóvis Pederiva); foram a segunda familia a vir pra esse sertão, precedidos pela da Rosa Camacho.


Em seu legado fica, além do pioneirismo que abriu as portas para outros viessem, a instalação da Casa do Pedrão, (hoje Center-Sul), e a fundação do Loteamento São Pedro, sobre o qual em 1995 eu construí a Prefeitura Municipal de Nova Maringá.


Figura importante na Emancipação do Município, companheiro de longa estrada, (e atoleiros), sofreu as consequências do pioneirismo que tinha no DNA, morreu hoje na grande Cuiabá, onde estava hospitalizado depois de fraturar o Fêmur; seu corpo será sepultado no Cemitério de Várzea Grande-MT.


Joao Braga Neto.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui).

0 comentário

Comments


bottom of page