top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritordenizepaixaoborges

O CONSELHO MAIS SÁBIO DE UMA BISAVÓ


"Nunca castigue as crianças por travessuras. ”

Quando eu era pequena, minha mãe me castigava por cada erro. Se eu derramasse alguma coisa, se eu quebrasse um prato, manchei meu vestido, seria castigado por tudo. Ao mesmo tempo, eu era um daqueles miúdos a quem isto acontecia o tempo todo.

Um dia a minha mãe foi visitar um antigo colega de trabalho que se aposentou há muito tempo. E como ela não tinha com quem me deixar, eu fui com ela. A senhora tinha um conjunto de porcelana maravilhoso em casa para servir os seus convidados. A dona da casa decidiu preparar o chá, e enquanto eu tentava ajudá-la, parti uma xícara desse conjunto.

Minha mãe deu um tapa na minha cara e começou a gritar. Eu estava chorando e por medo de um novo tapa meu lábio estava tremendo. A senhora vendo o quanto eu estava assustada, me agarrou pelo ombro, me afastou da minha mãe e disse:

- Pára de gritar com o bebé. O que há de tão terrível? E se você quebrou o copo, eu tinha que gritar com você também?

Mamãe ficou envergonhada e não disse nada. A velha continuou:

- Um pedaço de vidro pintado não vale as lágrimas da criança, nem os nervos. Pense, era um conjunto de seis pessoas e tornou-se um conjunto de cinco pessoas. Enquanto eu estiver vivo não virão mais de três pessoas. E mesmo que eles venham, eles beberão de copos normais.

Depois ela pegou numa chávena nova e entornou o chá como se nada tivesse acontecido. E enquanto saía, a senhora embrulhou o prato sem um par num jornal e me entregou.

Agora não consigo lembrar o nome dela mas essa lição está na minha memória e da minha mãe para sempre. Mas ele nunca admitiu isso. A senhora já não está viva, mas ainda guardo o prato dela em casa. E quando meus filhos são malandros, meus olhos caem nesse prato e não quero mais gritar com eles ou castigá-los...


(Texto tirado do facebook)

0 comentário

Comments


bottom of page