top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Pantanal tem mais de 2 mil focos de queimadas e animais morrem no fogo


O Pantanal mato-grossense, que une Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já tem mais de 2 mil focos de calor apenas no mês de novembro e os animais que compõem a fauna estão perecendo. Imagens do fotógrafo Lalo de Almeida, da Folhapress, percorrem o país nesta terça-feira (14), mostrando a desolação no Parque Encontro das Águas, entre Poconé e Barão de Melgaço.

O Parque Encontro das Águas registra focos de incêndio desde 28 de setembro. Em outubro, o fogo foi controlado, mas os pontos de queimada ressurgiram durante intensa onda de calor que afeta MT, sendo a área de maior atenção no combate.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui).


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI


O governo de Mato Grosso decretou situação de emergência pelos próximos 60 dias, a fim de receber maior apoio federal no combate às queimadas.

No estado, há outras sete frentes de trabalho: bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, Fazenda Alvorada do Pantanal, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.


Do lado sul-mato-grossense, o fogo também chegou. O governo vai decretar situação de emergência em 13 cidades.

O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), vai visitar a região nesta quarta-feira (15), junto da secretária de Meio Ambiente, Maurren Lazzaretti, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, para verificar as ações de combate ao fogo e avaliar o que pode ser feito para minimizar os danos.


“Decretei emergência porque realmente, da maneira que o fogo está se alastrando, tem muita preocupação. Aumenta muito os danos que o incêndio está causando. Marcamos uma visita in loco ao Pantanal, amanhã cedo, para ver como está se desenvolvendo o combate e ver o que podemos fazer. O presidente do Ibama também está por aqui. Vamos ver o que podemos fazer além do que já está sendo feito”, disse Pivetta.



Fonte: lucasnoticias.com.br

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page