top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritordenizepaixaoborges

Preço ao produtor de leite em Mato Grosso despenca e setor sofre.


índice de preço ao produtor de leite "despencou" no comparativo entre agosto de 2022 e agosto de 2023, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em relatório publicado na segunda-feira (2).


Segundo o Imea, o índice registrou uma queda de 89% no comparativo. Os preços também caíram no varejo e no atacado, mas não no mesmo volume de queda para os produtores.


O indicador para o varejo e atacado fixou em 172,87 e 198,74 pontos, diminuição respectivamente de 22,71 p.p. e 15,71 p.p. no mesmo comparativo anual.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui).


importante observar que apesar da queda nos 3 elos do setor, a redução foi mais intensa no índice do produtor de leite, o que reflete que, enquanto dentro da porteira o valor recebido pela matéria prima “despencou”, nos setores varejistas e atacadistas essa retração seguiu de forma menos intensa nessa comparação", diz trecho do relatório do Imea.


Na média dos últimos dois anos a diferença entre o índice do produtor e varejo esteve em 47,74 pontos, enquanto com o atacado ficou em 39,07, contudo, de jan-ago/23, a diferenças fixaram-se em 34,06 (-13,68 p.p.) e 17,20 pontos (-21,87 p.p.), respectivamente, o que reforça o estreitamento das cotações dentro da porteira.


Problemas na cadeia leiteira do Brasil e em Mato Grosso, que ocupa a 16ª posição no ranking nacional de produção de leite, são provocados principalmente pelo aumento das importações de leite, que chegam de países como Uruguai e Argentina.


No Rio Grande do Sul, produtores protestaram nos últimos dias contra as importações e exigiram uma série de medidas do governo federal para socorrer o setor.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page