top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Rua 25 de Março-SP - Centro Comercial da América do Sul.

É fácil pintar meio-fios em ruas asfaltadas, reformar calçadas, trocar iluminação, plantar flores; bem mais fácil do que fazer fazer o lugar que era nada se tornar rua.

Todas as cidades tem uma 25 de março mesmo que seja com outro nome; todos as cidades tem alguém que pegou um nada pra fazer virar cidade.

Nossa foto de capa mostra a Rua 25 de Marco do início, no fim da materia temos imagens dela hoje.

Rua 25 de março registro de 1862 do que um dia já foi exatamente a região que hoje é considerada o maior centro comercial popular da América do Sul.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp clique aqui 👉 https://chat.whatsapp.com/Cc6cHsCc0klH9bCiS5Dlyc

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI https://www.facebook.com/denizepaixaoborge?mibextid=ZbWKwL


A origem dessa rua remonta ao século XVIII, quando então era chamada de Beco das Sete Voltas. Naquela época ela acompanhava as margens sinuosas do Rio Tamanduateí, então as sete voltas ou sete curvas do rio.

Posteriormente, já no século XIX, o beco recebeu a denominação popular de Rua de Baixo, justamente por sua localização abaixo da colina do Pátio do Colégio. No dia 28 de novembro de 1865 a rua passou a chamar-se Rua 25 de Março, em homenagem à data de juramento da 1ª constituição do Brasil independente, outorgada por D. Pedro I no ano de 1824.

Após as obras de retificação do Rio Tamanduateí, a Rua 25 de Março foi sendo ampliada a partir das áreas aterradas após a eliminação das curvas que outrora a nomeavam.

Assim, atualmente, em muitos trechos hoje ela está exatamente onde as águas do rio corriam.

São Paulo, 1862.

Imagem de capa : Militão AugustodeAzevedo.


0 comentário

Comentários


bottom of page