top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Sao José do Rio Claro e Nova Maringá, entre os 10 Municípios mais violentos do Amazônia Legal e entre os 5 mais violentos do Mato Grosso.

Floresta do Araguaia e Cumaru do Norte, ambas no Pará, estão em 1º e 2º lugar, respectivamente. Os dados são do relatório “Cartografias da Violência na Amazônia”, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Na lista, outras duas cidades de Mato Grosso estão entre as 10 mais violentas: São José do Rio Claro e Nova Maringá – veja ranking.


Acesse este link para entrar no nosso grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Cc6cHsCc0klH9bCiS5Dlyc


Ainda conforme a pesquisa, entre 2020 e 2022, em Aripuanã foram contabilizados 121,8 registros de violência letal a cada 100 mil habitantes. No mesmo período, houve 110, a cada 100 mil, em Alto Paraguai.

As duas cidades possuem forte dinâmica de exploração madeireira e mineração. Em 2020 a Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga) firmou um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta com a Agência Nacional de Mineração para legalizar a extração de ouro no território.

Já em Alto Paraguai está a nascente do Rio Paraguai, que percorre Mato Grosso do Sul e cruza a fronteira brasileira em direção à Bolívia, Paraguai e Argentina. A extensão e importância geográfica tem sido cada vez mais explorada como rota do tráfico internacional de drogas.

Mato Grosso

No último ano, Mato Grosso, de forma geral, registrou 1.072 mortes violentas, a cada 100 mil pessoas, na região da Amazônia Legal, o que resultou na 4º posição entre os estados mais violentos. Apenas em 2021, Mato Grosso teve um aumento de 18,9% nos números de casos, uma vez que em 2021 foram somados 889 casos, a cada 100 mil habitantes

Os dados colocam o estado em taxa de violência letal de 29,3 a cada 100 mil habitantes. Uma média maior que a nacional, que indica 23,4 mortes a cada 100 mil pessoas em todo o Brasil.

Amazônia Legal

Fazem parte da Amazônia legal no Brasil: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O estado brasileiro mais perigoso, na região, é o Amapá, com registro de 50,6 mortes a cada 100 mil habitantes, já a cidade mais perigosa é Floresta do Araguaia, localizada no Sul do Pará.

As cidades mato-grossenses mais violentas são:

Aripuanã,

Alto Paraguai,

São José do Rio Claro,

Nova Maringá

Colniza

Abaixo o Ranking dos 09 Estados que compõem o Amazônia Legal

Fonte Fórum Brasileiro de Segurança Pública

2023.

0 comentário

Comments


bottom of page