top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritorjjbraganeto

Tangará da Serra Registra 252 Novas Infecções por HIV/AIDS


Nos últimos 11 anos, Tangará da Serra registrou o número preocupante de casos de HIV, com 252 novas infecções confirmadas, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SISCEL/SICLOM). Os dados são oficiais, informados pelo Governo Federal.


A análise dos números revela que, dentre os casos, 224 foram em homens e 163 em mulheres. Alarmantemente, quatro crianças menores de 5 anos foram diagnosticadas com o vírus. Além disso, 40 pessoas testaram positivo para o HIV entre as idades de 15 e 24 anos, com cinco desses casos ocorrendo somente no ano de 2021.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui).


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI


Somando-se aos casos já registrados antes de 2010, o total de pessoas infectadas em Tangará da Serra chega a 387, sinalizando a necessidade de uma atenção contínua e estratégias de prevenção mais eficazes.


A análise mais recente dos dados aponta que, dos casos detectados em 2022, 100% se declararam bissexuais. Essa informação destaca a importância de estratégias de prevenção que considerem as diversas formas de transmissão do vírus e a necessidade de educação sexual inclusiva.

Infelizmente, durante esse período, 58 pessoas perderam a vida devido à AIDS. Essa estatística ressalta a relevância não apenas do diagnóstico precoce, mas também do acesso contínuo ao tratamento e apoio a pacientes soropositivos.


Autoridades de saúde e organizações como o Rotary Club Tangará da Serra Águas do Sepotuba estão incentivando a população a realizar testes regulares para o HIV, enfatizando a importância da conscientização e educação sobre a prevenção. O combate ao estigma em torno do HIV/AIDS também é uma prioridade, visando criar um ambiente mais solidário e compreensivo para aqueles que vivem com o vírus.

A prevenção e o tratamento do HIV/AIDS devem permanecer no centro das ações de saúde pública, com campanhas educativas e programas de conscientização para reduzir a propagação do vírus e apoiar aqueles afetados pela doença em Tangará da Serra.

Fonte: atualmt.com.br

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page