top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif
  • Foto do escritordenizepaixaoborges

Vídeo: Nuvens mammatus apareceram no céu da China


No último sábado (19), os céus da província de Hubei, na China, foram palco de um fenômeno meteorológico impressionante: nuvens do tipo mammatus. Estas, que possuem uma aparência semelhante a “mamas” ou “úberes” no céu, capturaram a atenção dos moradores locais. Vídeos e imagens foram rapidamente compartilhados nas redes sociais, alcançando status viral no mundo todo.


Receba as notícias do Visão do Médio Norte no seu WhatsApp (clique aqui).


Apesar do espetáculo visual que proporcionam, muitos internautas expressaram preocupação. Isso porque essas nuvens são, frequentemente, prenúncio de fortes tempestades.


De acordo com o Met Office, o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, as nuvens mammatus são relativamente raras. Normalmente, estão ligadas à formação de cumulonimbus, nuvens responsáveis por tempestades.


A turbulência no interior da nuvem cumulonimbus é frequentemente a causa da formação dos mammatus. Este processo inverte a usual formação ascendente de nuvens, resultando numa base desigual”, esclarece o site do serviço britânico.


Em virtude da associação com cumulonimbus, as nuvens mammatus são indicativos de condições climáticas severas, incluindo granizo, chuvas intensas e relâmpagos. O Met Office ainda destaca que, em condições invernais mais frias, tais nuvens têm potencial para gerar neve. Contudo, ressalta que há situações raras onde mammatus formam-se em nuvens que não resultam em chuvas.


Originário do latim, o termo “mammatus” provém de “mamma”, que se traduz como “úbere” ou “seio”. A presença marcante deste tipo de nuvem é ainda mais notável quando observada ao pôr do sol, com suas protuberâncias destacadas pela iluminação, como foi observado no fenômeno em Hubei.



0 comentário

Comments


bottom of page